Cães comunitários ganham roupinha contra frio em Curitiba

Os cães comunitários que vivem nos terminais de ônibus de Curitiba (PR) ganharam nesta semana uma capinha –impermeável e forrada– de proteção contra o frio.

Segundo a prefeitura, durante a ação, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os funcionários também aplicam vacinas, vermífugos e fazem exames de rotina nos animais monitorados com microchip.

Ao menos 25 cães, em 11 terminais, receberiam a roupinha. “Pedimos o apoio da população para que cuidem desses animais e não retirem a capa. Muitos pensam que os bichos não sentem frio por causa do pelo, mas eles também sofrem com as baixas temperaturas. Esta ação serve como um exemplo de atitudes que a população pode tomar para ajudar os animais de rua nesta época do ano: uma roupinha, um cobertor, um papelão, ou até recolhendo um cãozinho”, disse Paulo Colnaghi, coordenador da Rede de Proteção Animal, por meio da administração municipal.

O programa Cão Comunitário de Terminal começou em 2013. Dos 51 animais identificados como ‘moradores’ dos locais, 26 já foram adotados. Os outros são atendidos pela secretaria.

Os bichinhos monitorados por microchip são castrados e recebem vacinação anualmente. Muitos são adotados informalmente pelos frequentadores dos terminais, como os próprios motoristas e cobradores de ônibus, que levam água e comida.

FRIO

Outras ações desenvolvidas em diferentes cidades do país buscam um pouco de conforto para os animais de rua.

O Bom Pra Cachorro mostrou no mês passado, por exemplo, o trabalho de voluntários que espalham casinhas para cães  nas ruas de Lages (SC).

A meta do projeto é espalhar 500, por toda a cidade. Até agora, já são 131 já foram instaladas em diferentes pontos.