São Paulo ganha neste mês o terceiro hospital veterinário gratuito

Por Lívia Marra

O terceiro hospital público veterinário vai ser inaugurado neste mês em São Paulo. A data prevista é o próximo dia 25, quando a cidade completa 464 anos.

Segundo a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), entidade que gere esses hospitais, a unidade fica na rua Manuel Jacinto, 249, Vila Sônia (zona oeste).

O hospital é destinado a tutores de baixa renda, que morem no município. Para o atendimento do animalzinho, precisarão apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a associação, devem ser feitos cerca de 30 atendimentos diários, que passarão gradualmente para 300.

Com 380 metros quadrados, o espaço terá seis consultórios para atendimento clínico e especialidades, sala de raio-x, sala de ultrassom, três enfermarias, três centros cirúrgicos, uma recepção e uma área interna ampla para espera dos animais. O estacionamento ficará na parte subterrânea.

Esse terceiro hospital gratuito da cidade também é uma parceria com a prefeitura. Nesse caso, no entanto, será mantido com patrocínio da iniciativa privada e doações de pessoas físicas. A associação diz não descartar que a unidade, no futuro, seja mantida pelo poder público.

X

OUTRAS UNIDADES

Os outros hospitais públicos veterinários na cidade ficam na zona norte (av. General Ataliba Leonel, 3.194) e na zona leste (av. Salim Farah Maluf, lado par, esquina com rua Ulisses Cruz).

Segundo a associação, nas duas unidades, são atendidos cerca de 750 cães e gatos diariamente.

O primeiro foi inaugurado em julho de 2012. A procura foi tão grande, que o segundo foi aberto em janeiro de 2014.

(Foto: Reuters)