Lei autoriza enterrar pet em cemitérios de Florianópolis

Animais de estimação são mesmo parte da família. Pensando nisso, lei publicada no “Diário Oficial” de Florianópolis no último dia 7 autoriza o enterro de pets em cemitérios públicos e privados da cidade.

A medida vale para cães e gatos da família do concessionário do jazigo.

Para o prefeito Gean Loureiro (PMDB), que sancionou a lei no dia 6, ela também estimula o enterro adequado do pet. “A destinação incorreta do cadáver dos animais no meio ambiente pode acarretar proliferação de doenças e contaminação do lençol freático, sendo, por isso, necessário o correto sepultamento dos bichinhos.”

A lei é complementar a projeto do vereador Tiago Silva. Apesar de existirem cemitérios e crematórios privados, específicos para animais, o vereador diz acreditar que o alto custo faz com que a maioria dos tutores não tenha acesso a eles.

“Além disso, como os cães e gatos mantém estreitos vínculos afetivos com a família, quando um deles vem a falecer, além do sofrimento da perda, os donos em geral se desesperam sem saber onde enterrá-los”, disse, segundo informações da prefeitura.

(Foto: AFP)