Dia dos Animais terá bênçãos e adoção; veja programação

Por Lívia Marra
– Saiba mais sobre São Francisco
04/10/2017 – Tutores buscam são Francisco por bênção e até para achar cão sumido

O Dia dos Animais é lembrado na próxima quarta (4), em diversos países. Para marcar a data, quando também é celebrado o Dia de São Francisco de Assis —protetor dos bichinhos— estão programadas missas e bênçãos, além de ações sobre guarda responsável e adoção.

Em São Paulo, igrejas dedicadas ao santo realizarão missas em vários horários.

No centro da capital paulista, o Convento e Santuário de São Francisco fará as celebrações às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30. No encerramento, às 18h, haverá presença do padre Zezinho.

Tutores podem levar seus  animais para serem abençoados. Mesmo local haverá mini-quermesse, venda do tradicional bolo e evento de adoção, em parceria com a ONG Clube dos Vira-Latas —todos estão vermifugados, vacinados, castrados e com atestado de saúde.

Como a data também serve para lembrar sobre os problemas,  o Zoologico de São Paulo fará uma exposição sobre tráfico de animais silvestres. Durante  a celebração das 12h, funcionários  levarão alguns bichinhos de pequeno porte para serem abençoados.

O Convento e Santuário de São Francisco fica no largo São Francisco, 133.

Na zona sul, a Paróquia São Francisco de Assis terá missas às 7h, 10h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.

As bênçãos aos animais ocorrerão durante as celebrações e, ao longo do dia, na porta da igreja.

Quem visitar o local também poderá conhecer bichinhos à espera de um lar. Haverá ainda distribuição de ração e de bolo para os pets.

A paróquia fica na rua Borges Lagoa, 1.209-A, na Vila Clementino.

No Rio, o Santuário Basílica de São Sebastião, na rua Haddock Lobo, 266 (Tijuca), terá benção dos Animais às 10h, no pátio da Basílica, e às 16h na praça Afonso Pena.

Veja fotos das comemorações no  ano passado pelo mundo:

X

MAIS COMEMORAÇÃO

Para marcar a data, alunos do Colégio Franciscano Pio XII, no Morumbi, poderão levar seus bichinhos ou plantinhas para uma benção comunitária, no dia 5.

Quem tem animal de grande porte pode levar uma foto para a ação, que já ocorre há mais de 20 anos.

Após a celebração, por um frei, os pais se responsabilizam por levar os pets para casa, para não atrapalhar a rotina de atividades dos outros estudantes.

FESTA NA RUA

Os festejos em prol dos animais continuam nos dias seguintes.

No domingo (8), a Associação Natureza em Forma fará uma festa na rua, das 10h às 19h, com adoção, comida vegana e renda revertida aos bichinhos abrigados.

O endereço é rua General Jardim, 234/240, em São Paulo.