Consultas de rotina e vacinação lideram idas ao veterinário, mostra pesquisa; saiba outros motivos

Por Lívia Marra
Leia também: ‘Transmitem amor pelos nossos filhos de quatro patas’; leia homenagens no Dia do Veterinário

Cães e gatos fazem parte da família, mas será que o brasileiro reconhece a importância do médico veterinário para saúde e bem-estar do bichinho?

Um levantamento feito em 2015 mostra que o profissional é apontado como principal fonte de informação para os tutores. Indica ainda que cães são levados ao veterinário mais vezes ao ano do que os gatos (2,8 contra 2,3 vezes) e consultas preventivas e para vacinação lideram as visitas às clínicas (79% para cães e 76% para gatos).

Outros motivos para ir ao veterinário são: 1) aparecimento de doença: (26% para cães e 19% para felinos); 2) higiene (17% para cães e 15% para gatos); emergência (9% para cães e 12% para felinos).

A pesquisa foi encomendada ao Ibope Inteligência pela Mars Brasil, líder no mercado de alimentação para cães e gatos, e feita com 900 entrevistados.

O estudo mostrou também que, embora uma nutrição equilibrada seja essencial para a saúde, 51% buscam orientação do profissional para entender qual alimentação mais adequada para seu pet.

O Dia do Veterinário é lembrado neste sábado (9).  Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, são 116 mil profissionais em atividade no país.