Após cães aparecerem azuis, autoridades fecham empresa que poluiu rio na Índia

Por Lívia Marra

Autoridades afirmam ter identificado e fechado a fábrica responsável por despejar resíduos não tratados no rio Kasadi, na região de Nova Mumbai, Índia, segundo a mídia local. Cães ficaram azuis, no começo deste mês, após contato com a água contaminada.

Anil Mohekar, diretor regional do Conselho de Controle de Poluição, disse ao “Hindustan Times” que toda indústria precisa seguir algumas normas, e que a empresa em questão não estava seguindo as instruções. Segundo ele, a decisão deve servir de exemplo para outras fábricas poluidoras.

Ao Bom Pra Cachorro, Arati Chauhan, ativista do Navi Mumbai Animal Protection Cell, afirmou que a preocupação não se restringe aos animais, já que a contaminação pode atingir também humanos e pássaros.

O Conselho de Controle de Poluição informou ao jornal que um dos cães passou por exames e que não há indícios de patologias.

Em rede social, Chauhan –que fez uma carta às autoridades– diz que a chuva lavou os bichinhos e que a destruição ambiental tem sido testemunhada e ignorada pelos homens. Segundo ela, agora, o caso dos cachorros azuis chama a atenção por ter repercussão internacional.