Tutores usam acupuntura em animais para aliviar dores

Por Lívia Marra

A acupuntura é um dos aliados da medicina veterinária para elevar o bem-estar dos bichinhos.

O Bom Pra Cachorro já mostrou casos de animais submetidos a aplicações. Segundo informações do centro veterinário Pet Care, as técnicas de medicina tradicional chinesa podem ajudar no tratamento de problemas articulares, dermatológicos, hematológicos, neurológicos e até oftalmológicos.

Na China, famosa pela acupuntura –a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo–, tutores têm recorrido  à técnica para ajudar a aliviar dores em cães e gatos.

X

Segundo a agência Reuters, a Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária disse em seu site que a acupuntura tem sido usada na prática veterinária na China “há milhares de anos para tratar muitas doenças”.

No Centro de Saúde Animal de Neurologia e Acupuntura, em Xangai, especializado em acupuntura e moxabustão –queima de ervas nos pontos de acupuntura–, Jin Rishan afirma que mais de 2.000 cães e gatos já passaram pelo local desde a clínica foi aberta, há quatro anos, e que 80% dos pacientes apresentaram melhora.  Uma sessão custa 260 yuan (cerca de R$ 120) e dura aproximadamente 45 minutos.

Segurando a patinha de seu gato durante uma sessão de acupuntura, Wang Xijuan, 74, afirmou à Reuters que, com o tratamento, o bichinho agora pode “andar, pular e até lugar com outros gatos”.