Cerimônia emocionada marca adeus a cão que esteve em missão militar no Afeganistão; veja fotos

Por Lívia Marra

Uma cerimônia emocionada marcou o adeus ao labrador Cena, 10, que, ao lado do veterano de guerra Jeff DeYoung serviu na Marinha americana. O cachorro, especialista em detectar bombas, esteve em três missões  no Afeganistão e se aposentou em 2014. Depois, foi adotado por seu companheiro de trabalho. Recentemente, teve diagnosticado um tipo agressivo de câncer nos ossos e precisou ser submetido à eutanásia.

Centenas de amigos e militares foram à cerimônia de despedida, na quarta-feira (26), organizada por DeYoung. Eles atuaram juntos em 2009 e 2010. Com a aposentadoria, Cena se tornou cão do serviço do veterano, para ajudá-lo com seu transtorno de estresse pós-traumático.

“Toda a minha vida adulta eu tive Cena”, disse DeYoung, segundo a agência Associated Press. “Quando eu tinha 19 anos, no exterior, aprendendo a ser responsável, eu tinha Cena. E agora, aos 27 anos, tenho que dizer adeus a uma das maiores partes da minha vida.”

X

O rapaz relembrou quando os dois atravessaram rios,  escaparam de tiros do Talibã,  disse que o labrador esteve junto a ele em noites frias e que foi seu conforto quando perdeu  sete amigos em três semanas.

Antes da eutanásia, Cena pode sentir o quanto era querido. Como parte da despedida, DeYoung organizou um passeio em um jipe, e o cãozinho foi mimado e recebeu mais carinho.

“Qualquer cachorro que sirva no exterior merece exatamente o que fiz por Cena, se não mais”, disse DeYoung, de acordo com a agência.