Animais morrem envenenados em duas cidades de Minas; polícia investiga

Por Lívia Marra

Casos de envenenamento de animais foram registrados nos últimos dias nas cidades mineiras de Santa Rita de Caldas e de Maria da Fé.

Em Santa Rita, cerca de 20 morreram desde o fim do mês passado. Segundo a prefeitura, animais de rua são os mais afetados, mas ao menos cinco deles tinham tutores –porém, ficavam soltos para dar voltinhas nas ruas.

Em Maria da Fé, são entre 20 e 25 animais envenenados entre quarta (3) e quinta-feira (4). Ao menos oito cães morreram, de acordo com a protetora Patrícia Kraut de Mendonça, que resgatou alguns deles e registrou um boletim de ocorrência.

Ela afirma que o veneno foi jogado também em quintais de casas, onde estavam aproximadamente 40% dos bichinhos atingidos.

Nos dois casos, o envenenamento foi comprovado por profissionais, dizem a Prefeitura de Santa Rita de Caldas e a protetora de Maria da Fé.

Para a polícia, os casos não estão relacionados. Apesar de terem ocorrido em datas próximas, as cidades não são vizinhas.  Equipes tentam localizar testemunhas e câmeras de segurança para chegar aos responsáveis.

Em Santa Rita de Caldas, a prefeitura iniciou uma campanha para incentivar denúncias contra envenenamento, abandono e maus-tratos.