Campanha incentiva castração com fotos das barriguinhas dos pets; veja

Por Lívia Marra

Um pet deitado ou fazendo graça de barriguinha para cima é irresistível. Mas tem gente compartilhando nas redes fotos dos bichinhos nessa posição por um motivo além da fofura: promover a guarda responsável e a castração.

A campanha #MostreABarriguinha é uma iniciativa da Proteção Animal Mundial. A ideia é que os tutores mostrem que seus pets são castrados ou exibam a ‘marquinha do amor’ –cicatriz da cirurgia de esterilização.

Segundo a ONG, a cirurgia é simples, mas vista com receio por muitas pessoas.

“Esterilizar o seu animal de estimação previne várias doenças, pode reduzir comportamentos indesejados –como a demarcação territorial com xixi– e evita a frustração sexual ao longo de toda a vida”, diz a veterinária Rosangela Ribeiro.

De acordo com especialistas, a castração precoce –antes do primeiro cio– pode reduzir a quase zero a chance de desenvolvimento do câncer de mama, por exemplo.

Mas, além dos benefícios para a saúde do animal, a castração também ajuda a resolver um problema mundial: o abandono.

A cirurgia pode evitar que crias indesejadas sejam colocadas nas ruas. Embora não existam números oficiais, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono no Brasil.

Veja algumas fotos compartilhadas:

CONTRA O ABANDONO

Duas campanhas recente chamam a atenção para o problema do abandono no país.

Em uma das ações, do CRMV-SP, um cãozinho revive a música “Sozinho”, de Peninha, para a campanha “Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida.

Outra, da empresa Pet Anjo, retrata o abandono pela visão dos animais.