Grupo leva alimentos e banho a moradores de rua e seus cães no centro de SP

Por Lívia Marra

Este domingo (19) começou diferente para moradores de rua e seus cães na região central de São Paulo. Teve café da manhã, banho e atenção.

A ação, promovida por voluntários ligados ao projeto Moradores de Rua e Seus Cães, começou por volta das 9h no viaduto Jaceguai, região da Bela Vista, e logo teve bastante procura. 

Em aproximadamente duas horas e meia, foram distribuídos 120 cafés da manhã, 120 kg de ração, 50 pessoas tomaram banho no truck do Banho do Amor e dez cachorrinhos receberam banho e tosa. 

Foi o caso de Bolinha, cadela que pela primeira vez  tomou um banho no espaço da Simpaticão. 

Bolinha durante banho (Foto: Divulgação/ Moradores de Rua e Seus Cães)

O veículo equipado com chuveiros para os moradores de rua foi a novidade desta edição. 

Como em outras ações do grupo, o café da manhã foi servido por jovens da Kombosa Solidária.

Além disso, cães receberam coleiras carrapaticidas e guias novinhas.

Distribuição de café da manhã (Foto: Divulgação/ Moradores de Rua e Seus Cães)

SOLIDARIEDADE

O projeto Moradores de Rua e seus Cães começou a tomar forma há cerca de quatro anos. Desde janeiro do ano passado, o grupo faz ações mensais, com distribuições de produtos em diferentes pontos da cidade. 

Em setembro do ano passado ocorreu a primeira em ponto fixo, na praça Princesa Isabel. Na ocasião, foram distribuídos cerca de 300 cobertores, roupas, 300 lanches e 300 kg de ração; 70 cães ganharam vermífugo e coleira carrapaticida, e 16 tomaram banho.

Segundo o fotógrafo Eduardo Leporo, idealizador do projeto, tudo começou quando ele passou a fotografar os moradores de rua e seus cachorros e contar suas histórias nas redes sociais.

“Os amigos se empolgaram, e comecei a receber ofertas de doações”, diss ao blog.