Cervejaria dá uma semana de folga a funcionário que adotar cachorro

Por Lívia Marra

Ter um bichinho novo em casa requer cuidados e adaptação. Para que o tutor tenha tempo de conhecer o animal e dê a atenção que ele merece, a cervejaria BrewDog decidiu dar uma semana de folga a funcionários que adotarem pets.

A medida vale os trabalhadores na Escócia. Além do benefício, a empresa também permite que os bichinhos sejam levados ao local de trabalho. Em sua página na internet, a empresa lembra que pets em escritórios deixam as pessoas mais relaxadas.

A expectativa é que essa licença seja ampliada a uma nova fábrica nos Estados Unidos e a bares em outros países.

Apesar de recente, esse tipo de licença chega, aos poucos, ao Brasil. O Bom Pra Cachorro noticiou no ano passado que uma empresa de tecnologia que atua no país daria licenças especiais aos tutores para incentivar adoções e dar tempo para os dois lados estreitarem os laços. “Com a adoção, os bichos ganham um lar e o ser humano passa a ter uma rotina de menos sedentarismo e estresse”, disse na ocasião  Sílvio Trindade, diretor de Recursos Humanos da CA Technologies para América Latina.

ANIMAIS NO TRABALHO

Mais empresas no Brasil têm permitido que seus funcionários levem seus bichinhos de estimação para o trabalho. “As empresas têm adotado a prática com o objetivo de tornar o ambiente mais agradável para os colaboradores. E tem dado certo”, afirmou a psicóloga Marília Zampieri ao blog.

Segundo ela, ‘pet days’ –quando os animais são levados ocasionalmente ao local de trabalho– favorecem mais a integração entre os trabalhadores, enquanto empresas que permitem a presença contínua dos bichinhos tendem a conseguir mais alivio do estresse.