Solo quente pode queimar a patinha do cachorro; saiba alguns cuidados

Por Lívia Marra

Um simples passeio pode se transformar em machucado, infecção e dor para seu cão. Isso se a caminhada acontecer debaixo de sol e se o solo estiver quente.

Além dos cuidados com hidratação durante o passeio, as patinhas do pet também merecem atenção.

“Muita gente acaba esquecendo de uma coisa básica: os cães não usam sapatos e podem sofrer muito com o asfalto quente”, diz a veterinária Renata Setti.

Há sapatinhos para cães e, apesar de muitos estranharem no início, pode ser uma opção para evitar queimaduras nas almofadinhas (coxins). Mas o ideal é evitar as altas temperaturas –geralmente convidativas a passeios e atividades ao ar livre.

“Os sapatinhos ajudam , mas o ideal é não sair para passear quando o sol estiver forte e o asfalto muito quente. Ponha a mão no asfalto antes de passear com seu cachorro para sentir a temperatura”, afirma a veterinária Carla Storino Bernardes, da Cobasi.

Passear na grama, em vez de andar na calçada, é outra alternativa contra queimaduras.

Rodrigo Mainardi, conselheiro e membro da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, lembra que a temperatura da calçada é maior que do ar e que o cão também pode sofrer fadiga e desidratação. Por isso, sob  temperaturas mais amenas,  o tutor deve fazer pausas para hidratação do animal, com descanso na sombra.

O sol forte pode provocar ainda problemas de pele e câncer. A recomendação é fazer os passeios antes das 10h ou depois das 16h.

X

CALOR

Outro risco da exposição às altas temperaturas é a hipertermia, ou seja, o aumento excessivo da temperatura do corpo do bichinho. E isso pode causar alterações no organismo e até  levar à morte.

Entre outros sintomas, o animal pode apresentar dificuldade para respirar, alteração na coloração de língua, apatia, confusão mental, excesso de salivação, convulsão. O quadro pode ser agravado em cães braquiocefálicos –os de focinhos curtos.

Em casos de queimaduras nos coxins ou de mal-estar sob calor, a orientação é procurar o veterinário.