Confira 6 dicas para cuidar dos pelos do seu pet no verão

Por Lívia Marra

Sol, piscina, mar. Assim como nosso cabelo, os pelos dos pets podem ficar ressecados sob a ação do cloro ou água salgada.

O ideal é não levar o cachorro à praia, já que ele ficará exposto a doenças –como dermatites e conjuntivite– ou à piscina, por causa do cloro. Mas se o tutor não resistir e insistir na companhia do peludinho, algumas dicas podem ajudar a manter a pelagem macia, brilhante e saudável.

“Os fios de cães e gatos passam pelo mesmo processo que os da gente, com ressecamento, mudança de cor, perda de queratina e aminoácidos, resultando em uma pelagem áspera e sem brilho”, diz William Galharde, gerente do Petz Estética e um dos groomers mais premiados do Brasil.

Por isso, ela dá seis dicas. Confira:

– Fazer a hidratação dos pelos antes e depois da viagem de férias; há opções de tratamento para a parte interna do fio, com queratina, e externa, com colágeno
– Lavar e secar bem os bichinhos após piscina, praia ou chuva;
– Escovação deve ser diária, já que a pelagem acumula gordura e sujeiras;
– Use  escovas com bolinhas protetoras nas pontas para evitar arranhões ou a quebra dos fios nos pets com pelos longos e lisos; animais de pelo curto também precisam escovação diária;
– Use condicionador específico para os pets após a lavagem, para manter a elasticidade e reduzir o frizz do pelo;
– Máscaras de hidratação têm ação protetora e são indicadas para cães e gatos.

X