Gatos são tão inteligentes quanto cachorros, mostra estudo

Por Lívia Marra
– Leia também: Opinião: Os cachorros são os melhores 


A ideia de que cães são mais inteligentes do que os gatos foi questionada por pesquisadores japoneses.

Um estudo liderado pela psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, concluiu que os gatinhos são tão bons de memória quanto os cachorros.

Para o trabalho, 49 gatos foram testados e mostraram que guardam memórias agradáveis, como o petisco favorito. Cães também costumam se lembrar de eventos específicos.

A pesquisa comprova que os felinos têm capacidade de se recordar sobre ‘o que’ (em relação a alimento) e ‘onde’ (qual tigela já haviam comido), após um intervalo de 15 minutos. E há suspeitas de que a memória deles  ultrapasse esse tempo.

De acordo com reportagem publicada pela BBC, Takagi afirma que, como os cachorros, gatos se lembram de uma experiência isolada, o que indica a chamada ‘memória episódica’ semelhante à dos humanos –com ela conseguimos, por exemplo, recordar uma viagem e ‘reviver’ lugares ou reconstruir momentos do passado, como uma festa.

“Gatos podem ser tão inteligentes quando os cachorros, ao contrário da visão comum, de que cães são muito mais espertos”, afirma.

Segundo os pesquisadores, gatos empatam com os cães em vários testes mentais, como resposta a gestos humanos, expressões faciais e emoções. A pesquisa vai ter aplicações práticas, disse Takagi à BBC. “Entendê-los mais profundamente ajudará a criar um relacionamento melhor entre gatos e humanos”.

TESTE COM CÃES 

A mesma equipe de pesquisadores descobriu anteriormente, em teste semelhante, que cães têm lembranças de tigela onde haviam comido.

Ainda de acordo com a BBC, uma equipe húngara constatou, no ano passado, que cachorros podem se lembrar de ações dos tutores, mesmo que não sejam instruídos a isso.

POLÊMICA

Você tem gato? Gato e cachorro? Só cachorro? O que achou da pesquisa? Deixe seu comentário!