Filhote se recupera após engolir faca de 20 cm

Por Lívia Marra

Quando Macie, uma filhote de bull terrier começou a fazer um barulho esquisito, a tutora pensou: engoliu um brinquedo. Mas quando a cadela começou a sufocar e teve que ser levada às pressas ao veterinário, veio a surpresa: havia uma faca de 20 centímetros entre sua garganta e o intestino.

A cadelinha, que mora em Glasgow, na Escócia, foi operada e se recupera bem, informou na terça-feira (17) o hospital PDSA. Segundo a veterinária Emily Ronald, Macie teve sorte que nenhum órgão vital foi danificado.

Segundo a instituição, a tutora, Irene Paisley, afirmou não ter ideia de como a cadela, de três meses, pegou a faca –pode ter abocanhado da máquina de lavar sem que ninguém percebesse. “Eu não acreditei quando disseram que Macie tinha engolido uma faca”, afirmou.

A imagem impressionou a veterinária. “Eu nunca tinha visto um raio-X como o de Macie. Ela foi extremamente sortuda por sobreviver.”

De acordo com Ronad, os ferimentos possivelmente seriam fatais se cadela tivesse engolido a lâmina, e não o cabo, primeiro.

Em sua página, a PDSA –que atende gratuitamente animais doentes e feridos– afirma que os cães também usam a boca para ‘investigar’ objetos. E podem acabar engolindo alguns deles. Ao longo dos anos, os veterinários já removeram de antenas de rádio a bolas de golfe, além de brinquedos.

Raio-x de Macie, com a faca em seu corpinho (Divulgação/PDSA)
Raio-x de Macie, com a faca em seu corpinho (Divulgação/PDSA)