Hipertermia pode levar à morte; saiba como evitar

Por Lívia Marra

Deixar o cão exposto ao sol, manter o animal preso em um veículo ou ambiente quente, não oferecer água fresca em quantidade suficiente e mesmo passeios em horários de muito calor podem causar hipertermia, ou seja, o aumento excessivo da temperatura do corpo do bichinho. E isso pode causar alterações no organismo e até  levar à morte.

Os sintomas variam de acordo com cada animal e conforme o tempo de exposição ao calor, segundo a veterinária Carla Storino Bernardes, da Cobasi.

“O animal pode apresentar dificuldade respiratória, alteração na coloração de língua e parte interna das orelhas, apatia, andar cambaleante, confusão mental, excesso de salivação, vômito, diarréia, convulsão e até mesmo óbito”, afirma a veterinária.

A hipertermia independe de raça, mas os casos podem ser agravados em cães braquiocefálicos –os de focinhos curtos.

O QUE FAZER

Se o pet passar mal, o tutor, primeiro, deve adotar algumas medidas para baixar a temperatura. Em seguida, deve levar o animal ao veterinário.

Saiba o que fazer em caso de hipertermia:

– retire o animal do sol; deixe o bichinho em um local ventilado e fresco

– ofereça água

– use toalhas molhadas ou aplique água no animal para resfriá-lo

– consulte o veterinário

DESMAIADO

Em dezembro passado, um cãozinho foi encontrado desmaiado em Joinville (SC), possivelmente por causa do calor.

O bichinho, que havia se perdido de casa, foi encontrado desacordado em uma poça d’água de ar-condicionado de um imóvel. Rapidamente, um policial usou uma mangueira para dar banho e salvar o filhote, então com seis meses. Naquele dia, a sensação térmica na cidade era perto de 50ºC.

CUIDADOS NA PRAIA

Hidratação e cuidados com exposição ao sol –evitando das 10h às 16h– devem ser frequentes também durante passeios à praia.

O tutor deve ficar atento a doenças dermatológicas, otites e dirofilariose –verme do coração–, sem esquecer de oferecer água fresca e passar protetor solar no animal entre uma corrida e uma brincadeira na orla.

X