XV de Piracicaba faz parceria com CCZ, e torcedor reencontra cão após 2 anos

Por Lívia Marra

Toddy, na verdade, é Bob. O cão, que havia fugido de casa, estava no Canil Municipal de Piracicaba, interior de São Paulo, havia um ano e sete meses. Reencontrou os tutores nesta quinta (5) após uma parceria entre o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o XV de Piracicaba.

A ação prevê que o time de futebol divulgue em suas redes sociais, duas vezes por semana, fotos de animais abrigados com o município, para incentivar a adoção. A primeira publicação, na quarta (4), foi do cachorro que, até então, era chamado de Toddy. Horas depois, um torcedor do XV de Piracicaba reconheceu o bichinho.

“Esse cachorro era meu. Ele fugiu há mais de 2 anos”, escreveu Daniel Caminaga nos comentários da publicação, enquanto seu pai já buscava Bob.

O cão, hoje com aproximadamente cinco anos, costumava dar suas voltinhas sozinho, mas retornava  para casa e entendia que um assovio era o comando. 

Até que um dia, como de costume, ele saiu. Deixaram o portão aberto, mas Bob não voltou. A família procurou, mas não havia nem sinal do cãozinho.

“Graças a Deus o encontramos. Estamos muito felizes”, diz Caminaga ao Bom Pra Cachorro.

Segundo ele, o cachorrinho está se readaptando e ainda estranha um pouco os carinhos. “Mas com minha irmã (Julia) já está bem adaptado. Até late quando ela sai de casa”, afirma.

O tutor disse ao blog que sempre parava e chamava quando via na rua um cachorro parecido com Bob.

“Não é fácil perder alguém que a gente gosta, ainda mais quando não sabemos onde foi parar, como estava, se estava morto ou vivo, se estava sendo mal tratado. Enfim, não foi fácil.”

Em rede social, o Canil comemorou o desfecho. “Muita sorte ter sido ele o primeiro a ser postado aqui. Um lindo e dócil animal!

O clube também exaltou o resultado imediato da campanha: “Estamos muito felizes com o desfecho dessa história. Essa parceria é apenas o começo. O XV não é só futebol, somos uma plataforma de comunicação com a cidade e região, e sabemos da nossa responsabilidade social”.

(Divulgação/XV de Piracicaba)
(Divulgação/XV de Piracicaba)
CAMISA XV

“Quero ser seu camisa XV” é o slogan da campanha.Atualmente, 60 cães e 25 gatos vivem no Canil Municipal.

Do total, 15 gatos e 40 cães estão disponíveis para adoção –os demais estão em tratamento.

“Queremos chamar a atenção dos quinzistas para que saibam que temos acolhidos lindos e dóceis cães. Todos saudáveis, que foram abandonados ou se perderam de seus cuidadores. Hoje novamente estamos sem vagas no CCZ, e a necessidade de doar é imensa e urgente”, afirma a veterinária Eliane Carvalho, coordenadora do CCZ.