Tosas e adereços são opções para as festas, mas cão deve se sentir confortável, diz especialista

Por Lívia Marra

Diferentes estilos de tosa, mechas coloridas, laços e touquinhas de Papai Noel são opções para o deixar o pet mais bonito para as festas de fim de ano. Mas cortes e adereços devem variar conforme a raça e a necessidade de cada animal.

“O bichinho tem que se sentir confortável. Alguns não se estressam com nada e podem usar adereços, roupas e apliques, enquanto outros não suportam nem um pequeno laço”, afirma o groomer William Galharde, gerente de estética da Petz.

Penteado samurai –como o coque que faz sucesso entre os homens–, tosa asiática –que deixa o bigode mais curto– ou mandarim — barba em forma de cavanhaque– são alguns exemplos para dar um toque no visual do pet (saiba mais abaixo).

Além disso, os cortes também ajudam a cuidar da higiene e saúde dos bichinhos, evitando assaduras, por exemplo.

X

TENDÊNCIAS

Confira algumas tendências de tosa para o verão, segundo a Petz:

– Asiática – Deixa o bigode mais curto, com a parte de baixo da barba inteira raspada. Assim, o pet pode tomar água sem ficar pingando pela casa, por exemplo. Segundo Galharde, é interessante para o clima mais quente e a manutenção é prática. Essa tosa também evita a secreção dos olhos. É indicada para raças de pequeno porte e peludas.

Mandarim – Indicado para raças menores e peludas, como o maltês. Com esse corte, a barba ganha forma de cavanhaque, para que o animal não fique mastigando o pelo. Também fica bem para fêmeas.

Samurai – O penteado, na moda entre os homens, pode ser feito nos pets prendendo um elástico no topete. É preciso cuidado, e o acessório deve ficar distante da pele para não machucar ou irritar o bichinho.

Militar – Pode ser feito com máquina ou tesoura e é ideal para cães e gatos de pelagem média e longa.