Ice, o cão-bombeiro em SC, ganha crachá de voluntário em hospital

Por Lívia Marra
Atualização – 17/01/2017 – Ice, o primeiro cão salva-vidas do país, começa a atuar em praia

O cão-bombeiro Ice, de Santa Catarina, agora tem crachá de voluntário do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

O labrador, conhecido por participar de resgates e por ter sido treinado para atuar como salva-vidas em praia, faz visitas semanais à unidade “e leva muito carinho aos pacientes”, segundo o 7º Batalhão dos Bombeiros, que publicou a foto do cão em rede social.

O labrador atua como cão-terapeuta no hospital desde outubro passado. Na atividade, ele está sempre acompanhado do sargento Evandro Amorim –que treina o animal desde os dois meses de vida.

ICE

Ice tem sete anos e experiência na busca e resgate por pessoas –ajudou, por exemplo, no socorro às vítimas do rompimento da barragem em Mariana. É considerado um dos melhores cães de busca da América Latina e tem certificações internacionais.

O blog contou a história do labrador em julho, enquanto ele era treinado para se tornar o primeiro cão salva-vidas do país.

A função de Ice é levar um flutuador a uma vítima, quando o número de pessoas em risco for maior do que o de guarda-vidas na praia. “Em uma situação de três pessoas arrastadas pela água, por exemplo, dois guarda-vidas se deslocam, retiram duas vítimas e uma continua esperando o resgate. Sem suporte, ela pode submergir até o retorno do salvamento. Nesse caso, o cão se deslocaria com os guardas levando o life belt [boia]”, diz o sargento Amorim na ocasião.

X