Deputados liberam visita de animais de estimação em hospitais do Paraná

Por Lívia Marra

Deputados do Paraná rejeitaram veto do governo e liberaram a visita de animais domésticos em hospitais privados e públicos do Estado.

A decisão, desta quarta-feira (23), teve 32 votos contrários ao veto e 7 favoráveis à proibição.  Agora, o projeto retorna ao Executivo para que seja promulgado.

O governo estadual alega que a proposta impactará custos, já que as unidades precisarão infraestutura e recursos humanos e serão afetadas nas normas de vigilância sanitária.

Para o deputado Hussein Bakri (PSD), defensor da proposta, a atividade terapêutica com animais facilita a adaptação do paciente ao local, reduz o estresse e pode diminuir o tempo de internação.

Cada unidade deverá criar as normas para a entrada dos animais, segundo a Assembleia.

No caso dos cães, além de coleira, o animal deverá estar com enforcador e focinheira –se necessário. Também será exigida a comprovação de vacinação atualizada.

De acordo com informações da Assembleia, caso o governador Beto Richa (PSDB) se recuse, o projeto volta para promulgação pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB).

* Leia também: Vereadores aprovam projeto que permite enterrar animais em cemitérios de Blumenau