Projeto leva alimento e roupa para moradores de rua e seus cães em SP

Lívia Marra

Café da manhã e distribuição de roupas para moradores de rua. Ração, coleira, banho e tosa para seus cães. Tudo isso é oferecido à população de rua em São Paulo por um grupo de voluntários.

Neste sábado (17), a ação do projeto Moradores de Rua e Seus Cães ocorreu na praça Princesa Isabel, no centro.

Foram entregues 300 cobertores, cerca de cem pares de calçados e 2.000 peças de roupas. Com apoio da Kombosa Solidária, foram distribuídos 300 lanches.

Para os peludinhos, foram 300 kg de ração. Sessenta cães ganharam vermífugo e coleira carrapaticida. Dezesseis tomaram banho e dois tiveram o pelo tosado.

Para a ação, o grupo conta com apoio, entre outros, da Bayer e da prefeitura –que ofereceu o espaço na praça.

O projeto Moradores de Rua e seus Cães começou a tomar forma há cerca de quatro anos. Desde janeiro, o grupo faz ações mensais pela cidade. A primeira em ponto fixo aconteceu neste sábado, e a ideia é levar para outros locais.

Segundo o fotógrafo Eduardo Leporo, idealizador do projeto, tudo começou quando ele passou a fotografar os moradores de rua e seus cachorros e contar suas histórias nas redes sociais.

“Os amigos se empolgaram, e comecei a receber ofertas de doações”, diz.

Segundo ele, alguns moradores de rua até já conhecem a equipe. E aqueles que têm cães são mais receptivos.

“Quem já conhece [o projeto], sabe o nome das pessoas, fica esperando, e se a gente demora logo dizem: ‘esqueceram da gente?'”, afirma. “O cara que tem cachorro é mais amável e receptivo, até para receber as doações”, diz o fotógrafo.

Conforme Leporo, os animais que passam por atendimento também costumam ser ‘bem calminhos’.